Todo mundo quer sair do aluguel e financiar um imóvel próprio, certo? No entanto é preciso tomar alguns cuidados para que esse sonho não vire um pesadelo.
Antes de mais nada, tenha em mente que para financiar um apartamento, os especialistas recomendam já ter pelo menos um terço do valor do mesmo. Assim, a entrada do imóvel será maior e o financiamento em torno de 12 anos no máximo. Com isso, as prestações serão semelhantes ao aluguel. Ou seja, aqui vale a regra: economize mais e financie menos.
O financiamento não deve afetar mais de 25% do ganho familiar. Além disso, o ideal é que você possa ter uma reserva de 10% da renda mensal para emergências que poderão surgir depois do pagamento das prestações. Sendo assim, Esteja preparado também para gastos extras com taxas, encargos e burocracias do cartório.
Antes de encarar um financiamento, pesquise se o imóvel está bem localizado, se o bairro possui estabelecimentos essenciais para sua comodidade, como supermercados, escolas e vias de fácil acesso, visite o empreendimento e compare taxas e juros.
A conquista do imóvel próprio é algo grandioso e importante. Não hesite em planejar e buscar informações que serão valiosas nesse momento.